Qual Lâmpada Usar Na Churrasqueira? Guia 2024

Um ditado é certo, não existe hora para fazer e comer um bom churrasco, e quem gosta de preparar o churrasco a noite acaba tendo como grande inimigo a escuridão.

Pensando nisso, algumas churrasqueiras pré moldadas atualmente, já vem com um lugar para pôr a lâmpada, ou você mesmo pode colocá-la à parte. 

Mas, pelo fato dela ficar perto do fogo, não é qualquer lâmpada que pode ser utilizada.

qual lampada usar na churrasqueira

Por isso, hoje vim te ajudar dizendo qual lâmpada usar na churrasqueira, então se quiser conferir essa e outras dicas, é só conferir abaixo!

Qual lâmpada usar na churrasqueira?

Muitas pessoas possuem churrasqueiras que possuem porte para uma lâmpada, e muitas já vem acompanhada dessa lâmpada, que pode acabar estragando, ou que não acompanha o produto.

A troca da lâmpada ou ela não vir acompanhada com o produto, acaba gerando acidentes por parte do churrasqueiro como escolher a lâmpada errada.

Além disso, é possível que mesmo se a churrasqueira não tiver essa função, você pode colocar uma lâmpada perto do local que ela fica.

Para te auxiliar a fazer o churrasco em um local que não possui luz natural.

Por isso, irei te ajudar a escolher a lâmpada da churrasqueira de forma correta e sem problemas de acidentes.

Para fazer a escolha da melhor lâmpada é bem simples:

Existem dois modelos de lâmpadas para serem utilizadas na churrasqueira de forma segura, sendo elas as Lâmpadas Incandescentes e as Lâmpadas Halógenas.

A diferença entre ambas são poucas, porém existe alguma pouca diferença que pode ser levada em conta, como durabilidade, potência e tamanho.

Em relação às duas, a lâmpada incandescente é a mais recomendada tanto para churrasqueiras a gás quanto para elétrica.

Por ser uma lâmpada mais barata e mais fácil de ser encontrada.

Sua potência e durabilidade são relativamente altas, e principalmente oferece resistência, tanto ao tempo quanto ao calor.

Já se você tem uma churrasqueira a carvão e que tem porte para uma lâmpada, a melhor opção é a lâmpada Halógena, que tem mais durabilidade e resistência ao calor.

lampada para churrasqueira

Ela também possui maior resistência ao tempo, dura mais e produz luz com maior potência comparada às outras lâmpadas.

Sem contar o fato dela ser menor e ter mais facilidade de ser instalada, já que seu tamanho é pequeno e permite ser encaixada em qualquer modelo de churrasqueira.

Pode usar lâmpada comum na churrasqueira?

Uma dúvida frequente sobre as lâmpadas de churrasqueiras é se pode utilizar uma lâmpada comum, já que é mais barata e fácil de ser encontrada que as outras.

E não, as lâmpadas comuns como as lâmpadas de LED, fluorescentes e entre outras, não podem ser utilizadas, mesmo sendo uma ótima opção para economizar.

Isso por conta da fragilidade, não sendo resistente ao calor e pode causar muitos acidentes, como o vidro estourar ou pegar fogo.

Além de outros acidentes como pegar fogo na fiação, derreter o plástico, gerar fumaça tóxica e pode gastar mais energia iluminando menos.

Como instalar lâmpada na churrasqueira?

Outra dúvida bem comum e que muita gente tem é sobre como instalar lâmpada na churrasqueira, por isso irei te ajudar agora.

A instalação de lâmpadas na churrasqueira é simples de ser feita, podendo ser realizada de forma rápida e sem nenhuma consequência se o procedimento for feito da forma correta.

Passo 1: Escolha um bom condutor elétrico

O primeiro passo para ficar seguro com a lâmpada que irá utilizar é escolher um bom condutor elétrico para que fique o máximo seguro possível.

Ótimas opções de condutores elétricos são os condutores com isolamentos de silicone ou com isolamentos de vidro, que podem aguentar altas temperaturas.

Passo 2: Escolha a lâmpada adequada

Depois da escolha do condutor elétrico é necessário escolher a lâmpada adequada para seu tipo de churrasqueira.

As melhores opções de lâmpadas para churrasqueiras são as lâmpadas incandescentes e as halógenas que possuem alta resistência, durabilidade e potência.

Passo 3: Ajuste tudo

O próximo passo é instalar, e primeiramente é necessário que você meça o tamanho da churrasqueira e onde a lâmpada irá ficar.

Deixando uma boa distância entre a grelha, centro do calor, e a lâmpada em si.

lampada dentro da churrasqueira

É necessário encontrar um meio termo entre a grelha e a lâmpada, deixando nem muito perto e nem mais afastada, pois a churrasqueira ficará menos iluminada se colocá-la muito longe.

Também proteja o máximo possível a fiação, e evite deixar ela próxima ao calor e ao fogo.

Já conhece o melhor processador de alimentos 2024? Veja nosso artigo.

Conclusão

Como você acabou de ler, utilizar uma lâmpada perto da churrasqueira, auxilia a você fazer o churrasco na hora que quiser, não precisando de uma luz natural.

Porém, é claro que como a lâmpada vai ter contado com o fogo e o calor da churrasqueira, não é qualquer lâmpada que aguenta as altas temperaturas. 

Além disso, é necessário ter cuidado na hora da instalação, como a escolha de materiais mais resistentes e na escolha dos condutores elétricos. 

Veja aqui um ótimo kit para lampada de churrasqueira.